Como escolher um abrasivo para equipamento de jato de areia

A tarefa de limpeza rápida e de alta qualidade da superfície de um material arbitrário é de grande importância em vários campos de atividade. Por exemplo, é extremamente necessário nas oficinas de serviços de automóveis envolvidos na pintura de carros: após a preparação preliminar do corpo, a tinta adere melhor, dura mais tempo. Também é impossível não mencionar a necessidade de limpar peças metálicas de traços de corrosão na indústria, remoção de incrustações e escórias de soldas e muito mais. Para realizar trabalhos com alta produtividade e, ao mesmo tempo, atingir eficiência econômica aceitável, é necessário escolher o abrasivo correto para jateamento.

O que é jateamento

A técnica de jateamento de areia foi patenteada em 1870 pelo inventor americano Benjamin Tilman. Se você descrever a tecnologia em termos simples, poderá imaginar o processo de tratamento de superfície da seguinte maneira:

  • seleciona um pó abrasivo, especialmente criado ou adequado para resolver uma ou outra tarefa;
  • um compressor pneumático atua como fonte de energia;
  • areia, lançada em alta velocidade de um bocal especial em conjunto com o ar, entra em contacto com a superfície tratada.

Como resultado de tal exposição de metal, madeira, plástico qualquer poluição e cobertura são removidos.

Materiais simples e comuns oferecem a mais alta eficiência econômica de uso e resultados alcançados de processamento. Em particular, ele pode ser usado com sucesso para limpar com jato de areia o areia do rio. Neste caso, é possível escolher, por assim dizer, as características do fluido de trabalho (por exemplo, tamanho de partícula) para obter a velocidade de operação desejada e os indicadores finais da superfície.

No entanto, se você levar areia para a máquina de jateamento, você deve entender que este material tem vantagens e desvantagens. Os últimos são tão pesados ​​que o processamento com tal abrasivo é proibido em alguns países a nível legislativo.

Características do uso de areia de quartzo

Areia para equipamento de jacto de areia em tratamento de superfície industrial ou trabalho numa pequena oficina pode ser de diferentes tipos. Aplicar para:

  • rio, tipo sedimentar com alta uniformidade fracionária;
  • rio, tipo aluvial com uma variação bastante alta no tamanho dos grãos de areia;
  • mineração de pedreiras;
  • origem natural de quartzo;
  • fabricação industrial de quartzo.

Tipos de areia na lista podem ser considerados como uma listagem em termos de funcionalidade abrasiva. Rio aluvial – o mais fraco. Com a sua ajuda, realize o trabalho final ou a limpeza fina das superfícies. A origem industrial de quartzo tem em sua composição até 90% de compostos minerais sólidos. Este abrasivo é caro porque é obtido pelo método de filtração, peneirando com a separação de apenas certas frações de areia natural.

Tabela de dureza completa completamente material artificial. Areia de quartzo, obtido pelo esmagamento de cristais, distingue-se pela alta dureza, maior capacidade de limpeza devido à forma pronunciada das partículas com muitos cantos agudos.

É importante! O uso de qualquer areia leva à destruição de elementos individuais da mistura abrasiva. Grosso modo, forma-se pó extremamente fino. Ele entra no sistema respiratório e causa silicose, interrompendo o trabalho de uma variedade de equipamentos.

Portanto, o tratamento da areia deve necessariamente ser realizado sob condições controladas. Por exemplo:

  • com equipamento obrigatório de pessoal com equipamento de proteção respiratória, trabalhando longe de equipamentos complexos;
  • processamento em câmaras fechadas;
  • com a seleção de ar da zona de emissão do jato abrasivo com sua posterior filtração.

Vantagens do abrasivo

Apesar das dificuldades de trabalhar com areia, este material é um dos mais aplicáveis ​​para jateamento de areia. Tem as seguintes vantagens:

  • barato e muito acessível;
  • Tem propriedades de baixa resistência, realiza um processamento razoavelmente fino, o que reduz o risco de danos irreversíveis à superfície;
  • causa pouco dano e prolonga a vida do jato de areia;
  • pode ser usado para tratamento de superfície de metais não ferrosos e ligas moles.

Até certo ponto, a vantagem da areia pode ser considerada possibilidade de uso secundário. Depois de jatear resíduos abrasivos podem ser vendidos ou utilizados de forma independente na construção. Por exemplo, para a preparação de mistura cimento-areia. Alguns tipos de matérias-primas são passíveis de triagem e podem ser usados ​​novamente para jateamento de areia para o processo de limpeza.

Falhas de areia

Existem falhas tangíveis na areia:

  • a formação de uma enorme quantidade de poeira relacionada ao fator perigoso de produção, o que requer uma remuneração especial do trabalho do empregador;
  • consumo abrasivo para processar um metro quadrado de superfície é enorme;
  • durante a operação, devido à grande quantidade de poeira, a visibilidade é reduzida e, como resultado, a capacidade do operador de executar com precisão o processamento preciso;
  • custos adicionais são necessários para filtrar, coletar e eliminar grandes volumes.

Apesar das deficiências listadas, este abrasivo é amplamente utilizado. Principalmente por motivos de disponibilidade, baixo custo e bicos de longa vida. No entanto, para processamento com requisitos complexos de jateamento, são necessárias areia industrial ou artificial ou outros materiais abrasivos.

Outros abrasivos para equipamentos de jateamento

Quando o jato de areia pode ocorrer uma variedade de requisitos específicos. Por exemplo:

  • camada grossa removível;
  • baixa rigidez, viscosidade aplicada à superfície a ser limpa;
  • alta resistência desnecessária na camada de material;
  • penetração profunda de partículas de impurezas na estrutura do material a ser processado.

Esta lista está longe de estar completa. No entanto, dá uma imagem distante dos casos que podem surgir no trabalho do jateamento mestre. Para cada um deles, o pessoal qualificado pode escolher um ou outro abrasivo especial.

Nickelslag

Este material é um produto da reciclagem de resíduos de metalurgia na produção de níquel e escórias. Abrasivo é diferente:

  • alta dureza;
  • forma de partícula complexa;
  • teor de quartzo inferior a 1%;
  • massa de partículas aumentada em comparação com qualquer areia de quartzo.

Nicke-escória é uma escolha razoável se você precisar de um tratamento bastante leve, reduzindo os fatores de risco da atividade profissional. Durante as operações com este material é formado pouca poeira. Além disso, a escória de níquel pode ser peneirada e reutilizada. Isso parece ainda mais benéfico se levarmos em conta a pequena percentagem de destruição das partículas do abrasivo e, consequentemente, pequenas perdas.

É importante! É possível peneirar e reaplicar a escória de níquel até 3 vezes.

Kupershlak

Este abrasivo é muito semelhante em propriedades à escória de níquel. Este é um produto do processamento de metalurgia de escória, formado na produção de cobre. Diferenças da escória de níquel no seguinte:

  • a massa de partículas de Kuperlak é alta, o efeito na superfície é mais intenso;
  • a recuperação (reutilização) é menor, as partículas de kuperslak são menos duráveis ​​e muito danificadas.

Dica! Kupershlak, que também é chamado de kuporshlak, é uma alternativa razoável em que a remoção rápida de superfícies duras é necessária, o que é difícil para a areia comum lidar.

Grânulos de plástico

Abrasivo de plástico é feito baseado em resinas. É melamina (forma a superfície decorativa das placas móveis de aglomerado) e resinas de amino-aldeído. Ambas as composições têm baixa resistência, portanto, com sua ajuda, é realizada uma limpeza extremamente fina. Neste processo, a superfície principal do material a ser tratado não é prejudicada.

Com a ajuda de grânulos de plástico limpos de madeira, plástico, produtos metálicos finos. Basicamente obras de restauração onde é impossível aplicar substâncias quimicamente ativas, solventes. Uso industrial de abrasivos plásticos – limpeza de monumentos culturais, itens antigos e colecionáveis, itens raros.

Grânulos de vidro

Processamento do grânulo de vidro amplamente usado na indústria. Com a ajuda dela:

  • limpeza suave da superfície;
  • o processamento é alcançado sem alterar a cor do material e suas propriedades físicas;
  • permite obter uma superfície adequada para operações de eletrodeposição;
  • valores controlados de remoção são obtidos, o que é de grande importância em processos de alta precisão de engenharia mecânica, instrumentação ótica e outros, relojoaria.

O tiro de vidro, combinando as propriedades de alta rigidez e suavidade das partículas, extremamente pouco é destruído.. Além disso, as características abrasivas facilitam a remoção de impurezas após o uso. Graças a isso, as pelotas de vidro e pellets para jato de areia podem reaplique até 35 vezes.

Outros tipos de grânulos e frações

A fim de não se debruçar sobre cada abrasivo em detalhe, vale a pena mencionar apenas as principais propriedades e características do uso de diferentes tipos de injeção em jateamento de areia.

  1. Grânulos Cerâmicos e Frações Em geral, eles são usados ​​nas mesmas áreas que o vidro. Mostre os menores indicadores de destruição, para que o abrasivo possa ser reutilizado até 500 vezes.
  2. Ferro lascado e granalha de aço usado para a exposição intensiva à superfície. Usado para aumentar a adesão ou o processamento local, por exemplo, perfilamento, aplicando entalhes.
  3. Aço fundido e tiro de ferro fundido eles são usados ​​não apenas para limpar superfícies, mas também para fortalecê-los com um golpe (endurecimento de trabalho), eles são usados ​​para tratamento antes da galvanoplastia.
  4. Fração de Aço Inoxidável Usado para limpar ligas especiais, metais não ferrosos. Este abrasivo tem um efeito colateral: superfícies tratadas, devido à transferência das menores partículas, adquirem proteção contra corrosão ou aumentam seus próprios parâmetros.

Cada tipo de fração tem recomendações para uso. Em alguns casos, o jateamento de areia com custo extremamente alto é alcançado. Em particular, apesar do seu valor tangível, o shot cerâmico é muito econômico, pois é usado até 500 vezes.

Abrasivo Pedra Natural

Países individuais com fontes de extração de pedras naturais com altas taxas de rigidez e fragilidade no mercado granada. Esta é a areia da romã esmagada. Quando jateado, não forma muita poeira. Além disso, é caracterizada por uma forma complexa de partículas com uma infinidade de bordas afiadas, o que garante um impacto intenso, mas bastante suave na superfície do alvo.

De acordo com as características abrasivas, a Garnet ultrapassa tanto a areia de quartzo, a escória de níquel e a escória de kupper. Portanto, é amplamente utilizado.

Dica! Para alta eficiência econômica, este material é recomendado para uso.nas condições de câmaras, com sistemas de coleta e recuperação. Excelentes resultados mostram um sistema de limpeza sem poeira.

Electrocorando

Electrocorundum deliberadamente colocado no final da lista. Este abrasivo gravar dureza Em termos de suas propriedades, está no 2º lugar na tabela de avaliação, perdendo apenas para o diamante. O uso do eletrocórdio mostra uma eficiência econômica extremamente alta.

Abrasivo pode ser coletado e reutilizado com quase nenhuma perda. Ao mesmo tempo, a intensidade do impacto na superfície a ser tratada não diminui. As partículas de eletrocórdio têm uma forma complexa com muitas bordas afiadas, cujas bordas têm a capacidade de auto-afiação.

É importante! O mercado oferece tanto eletrororum primário, fundido como recuperado. Este último é feito de fragmentos de rodas abrasivas e outros materiais. É ligeiramente inferior ao primário, pode conter impurezas, no entanto, é caracterizado por um preço mais baixo e, portanto, atraente para executar uma variedade de tarefas de jateamento.

Graças às suas propriedades únicas de dureza, este abrasivo pode usado para afetar praticamente todos os materiais. Eles podem fosear ou gravar pedra, vidro, barra de metal, cerâmica de processo.

Fatores que afetam a escolha do abrasivo

Mestres especializados em jateamento de areia analisam cuidadosamente as capacidades do seu equipamento instrumental, bem como as características da superfície alvo para a escolha de um abrasivo. Isto torna possível alcançar não apenas excelentes resultados, mas também melhorar o desempenho econômico, aumentar a vida útil do bocal e outros componentes de desgaste da instalação. Os seguintes parâmetros estão sendo estudados.

  1. Camada de revestimento removível ou natureza da poluição. O nível de força está sendo estudado. Um erro ao escolher, por exemplo, um abrasivo macio para uma superfície viscosa ou dura, resultará em desperdício de tempo e materiais, ou em um resultado ruim.
  2. A dureza do material alvo. A superfície do produto não deve ser severamente danificada. Portanto, o abrasivo selecionado deve ser combinado em propriedades com base limpa.
  3. Acabamento de superfície alvo. Se não estiverem regulamentados, você pode usar qualquer abrasivo duro. Se a superfície deve ser lisa, sem amolgadelas, recomenda-se escolher um corpo de trabalho da classe correspondente.
  4. Desempenho do trabalho. Abrasivos de forma complexa (eletrocorundum, areia de quartzo triturada, escória de níquel) garantem a intensidade do impacto e a taxa de remoção de revestimentos.

A última coisa que necessariamente leva em conta e, se possível, fornece um proprietário cuidadoso – recolha e recuperação de material abrasivo usado. Isso permite não apenas melhorar drasticamente a eficiência econômica das atividades, mas também proteger o pessoal e as ferramentas contra riscos.

Escopos de materiais abrasivos

Jateamento de areia hoje é usado amplamente. Para diferentes tipos de atividade, certos tipos de abrasivos mostram ótimos resultados.

  1. No limpeza de edifícios de revestimentos coloridos decorativos, ferrugem de peças metálicas é grande areia. Antes de usar o abrasivo, ele pode ser peneirado para obter a fração desejada e boa produtividade final.
  2. Produtos de cobre e alumínio perfeitamente limpo, mesmo em uma pequena oficina, com areia de quartzo com grânulos de até 0,3 mm de tamanho.
  3. Vernizes e tintas de produtos de metal pode ser removido com frações de areia de até 0,6 mm.
  4. Esfregar ferrugem e escala De tarugos é racional usar areia de quartzo de produção industrial ou material natural de uma grande fração de até 1,6 mm. Usando partículas ainda mais impressionantes (incluindo outro abrasivo), você pode remover o betume, a escória de soldagem e outros revestimentos espessos de baixa resistência.
  5. Corpo do carro Recomenda-se processar aço, ferro fundido, fundido ou fundido melhorado.
  6. Funciona em superfícies de aço inoxidável realizado com grânulos de vidro ou cascata inoxidável.

Trabalhos modernos para aplicação de padrões e áreas de fosqueamento em vidro são realizados com misturas abrasivas especiais à base de areia de quartzo. O tamanho das partículas é extremamente pequeno. Processo separado – processamento de vidro temperado. Sua superfície de alta resistência é tratada apenas com eletrocorundum.

Como conclusão

A descrição acima do processo de jateamento é bastante relativa. Na prática, existem dezenas de variedades de operações. Juntamente com o ar, os líquidos são aplicados. Em certas condições, a máquina de jateamento pode ser usada para cortar vários materiais, para aparar as bordas na zona de corte, para outras tarefas.Mesmo uma breve descrição das possibilidades mostra como é importante escolher o tipo de abrasivo e analisar cuidadosamente todos os parâmetros da próxima operação de processamento.


0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder